By the artist

CO-EDITED BOOKS

2017Ferreira, Helena; Vicente, Ana; Primo, Judite; Moutinho, Ana; Flores, Victor (eds.). Unspoken Dialogues. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8771-10-0
2016Ferreira, Helena; Vicente, Ana; Moutinho, Ana; Pinto, José G; Primo, Judite. (eds.). Post-Screen: Intermittence+Interference. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA. ISBN: 978-989-8771-56-8.
2014Ferreira, Helena; Vicente, Ana (eds.), Post-Screen: Device, Medium and Concept, Lisboa: CIEBA/FBAUL. ISBN: 978-989-8771-10-0.
2009Ferreira, Helena; Quaresma, José (eds.) Arte & Natureza. Lisboa: CIEBA-FBAUL. ISBN: 978-989-8771-47-6

 

BOOK CHAPTERS

2021

A imagem pulsante: projecções e transmutações. in As Imagens Artísticas: As imagens “por vir” e a incredulidade, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.   [No prelo]

2019

The projective and introjective experience of the landscape. In Proceedings of 25th International Symposium on Electronic Art. North Korea, pp.550-553.

2017

Vestígios e pós-imagens. Uma conversa com Gary Hill. / Traces and afterimages. A conversation with Gary Hill, In Unspoken Dialogues, ed. Ana Moutinho; Ana Vicente; Helena Ferreira; Judite Primo; Victor Flores, pp. 90 – 115. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Edições Universitárias Lusófonas.

 

Perante os Ecrãs / Facing Screens.  In Unspoken Dialogues, pp. 20 – 25. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Edições Universitárias Lusófonas.

 

Preface, in Unspoken Dialogues, pp. 10 – 13. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / Edições Universitárias Lusófonas.

2016

The performativity of the returning gaze.  In La performance, encore, ed. Sylvie Coëllier, pp. 173 – 184. Aix-en-Provence: Presses Universitaires d’Aix-Marseille & Presses Universitaires de Provence. ISBN: 979-10-320-0069-4.

 

Interrupted Surfaces: Installing the Projection.  In Post-Screen: Intermittence+Interference, ed. Moutinho, Ana; Vicente, Ana; Ferreira, Helena; Pinto, José Gomes, Primo, Judite, 56 – 66. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA. ISBN: 978-989-8771-56-8.

 

Ferreira, Helena; Moutinho, Ana; Vicente, Ana. Introduction.  In Post-Screen: Intermittence + Interference, pp. 10 – 19. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa/CIEBA.

 

A Imagem projectada e reflectida como dispositivo de imersão.  In Stereo & Immersive Media Proceedings, ed. Victor Flores (org.), pp. 61 – 72. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-045-2

2015

Projecções no espaço público.  In Chiado e Cinema. do cinematógrafo ao videomapping. Artes na Esfera Pública, ed. José Quaresma, 84 – 97. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses. ISBN: 978-972-9451-54-6.

Expôr ou perecer na investigação artística.  In Ironia, Crítica e Assimilação dos Métodos na Investigação em Artes, ed. Alys Longley; Fernando Rosa Dias; José Quaresma, pp. 112 – 119. New Zeland: Creative Arts and Industries Dance Studies-University of Auckland; Escola Superior Teatro e Cinema. ISBN: 978-972-9370-21-2

2014

Introdução/Introduction.  In Post-Screen: Device Medium and Concept, pp. 12 – 21. ISBN: 978-989-8771-10-0. Lisboa: CIEBA-FBAUL, pp. 12-21: CIEBA-FBAUL.

2012

«Da Imagem Projectada», in DIAS, Fernando Rosa (Coord.), Spectrum: Novos Funcionamentos Artísticos da Imagem. Lisboa: CIEBA-FBAUL, pp. 40-48.

2012

«A Perspectiva Linear como recurso ao desenho de projecto», in Queiroz, João (ed.), Matéria-Prima [Acta das Conferências], CIEBA-FBAUL, ISBN: 978-989-8300-35-5.

2009

 

«A apropriação especular da natureza na arte contemporânea», in Quaresma, José; Ferreira, Helena (Eds.), Arte e Natureza. Lisbon: CIEBA-FBAUL, pp. 86-95. ISBN 978-989-8300-02-4.

2016Entre a realidade e o engano: as anamorfoses na comunicação visualVisualidades 14, 1: 150 – 171.
2015A industrialização da educação e as suas repercussões nas artes visuais,  Revista Brasileira de Educação e Cultura, X: 37 – 46.
Dialética intercultural e jogos de poder no discurso artístico de Ângela FerreiraContemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, 13: 1 – 13.

PEER REVIEWED JOURNAL ARTICLES

2016

Entre a realidade e o engano: as anamorfoses na comunicação visualVisualidades 14, 1: 150 – 171. ISSN: 2317-6784.

2015

A industrialização da educação e as suas repercussões nas artes visuais,  Revista Brasileira de Educação e Cultura, X: 37 – 46. ISSN 2237-3098.

Dialética intercultural e jogos de poder no discurso artístico de Ângela FerreiraContemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, 13: 1 – 13. ISSN: 1982-3231.

ART RESEARCH PROJECTS

2013 -2017

Co-Coordenadora do projecto de investigação Post-Screen, inserido no projecto estratégico 2014-2020, secção Ciberarte do CIEBA-FBAUL. Funções: Coordenadora, Curadora, Secretariado, Gestão financeira, Membro da Comissão Científica e Curatorial.

2008 -2009

Participação como mestranda no projecto de investigação Arte e Natureza inserido na secção Francisco de Hollanda do CIEBA-FBAUL. Funções: Produção das conferências; Curadora.

 

SEMINARS AND CONFERENCES

2020A imagem pulsante: projecções e transmutações. in Ciclo internacional de conferências sobre Imagens Artísticas: As imagens “por vir” e a incredulidade, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
2019The projective and introjective experience of the landscape, ISEA2019 Lux Aeterna, Asia Cultural Center, Gwangju, Republic of Korea.
The Apnoea Project. FEMeeting. Vila Nova de Mil Fontes.
2017Artist Talk with Gary Hill. Encontro no âmbito do Post-Screen Festival. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. [Moderadora]
2015O ecrã como dispositivo, medium e Conceito (Palestrante). Seminário no âmbito da unidade curricular Ciberarte II da Licenciatura em Pintura. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Projecções e Introjecções sobre o espaço público, in Chiado e Cinema: Do cinematógrafo ao videomapping; Grémio Literário, Lisboa.
A Imagem projectada e reflectida como dispositivo de imersão
, in Stereo & Immersive Media, Torre do Tombo, Lisboa.
Expôr ou perecer na investigação artística, in Investigação em Artes: Ironia e Assimilação dos Métodos. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa.
Screening and Staging Outside, in Corps en scène: L’acteur face aux écrans. Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 et Université du Québec à Montréal. Paris.
Reflections around Urban Screens, in Images en mouvement dans l’espace public (Le Chiado et le Cinéma). Maison du Brésil de la Cité Internationale Universitaire de Paris.
Post-Screen: Um projecto de investigação em arte (Palestrante). Seminário no âmbito da unidade curricular Novas Tecnologias e Hipermédia do Mestrado em Pintura. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa,
2014The Performativity of the Returning Gaze, in Colloque International Performances : la transversalité en actions, Sylvie Collier (coord.), Maison de la Recherche Schuman-Aix-Marseille Université.
2012Da Imagem Projectada in Ciclo de Conferências Spectrum, Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa.
Perspectivando Lugares, in Simpósio Matéria-Prima. João Queiroz (coord), FBAUL, Lisboa.
2009A apropriação especular da natureza na arte contemporânea, in Ciclo de Conferências Arte e Natureza, FBAUL